segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Causas

Atualmente ainda não foram encontradas causas totalmente confirmadas para a gaguez. Contudo, há autores que defendem a origem multifatorial, ou seja, a gaguez poderá surgir por diversos fatores. Conclui-se, assim, que existem dois tipos de fatores:
  • Fatores predisponentes - são inatos, ou seja, o indivíduo tem uma predisposição genética, neurológica e/ou neuronal: 

1. Hereditariedade/Genética: Segundo várias pesquisas nesta área, os resultados apontam para cerca de 40 a 50% dos casos terem familiares com gaguez.




2. Neurologia: Parece existir alterações no hemisfério esquerdo e maior atividade no hemisfério direito no que diz respeito ao processamento da fala das pessoas com gaguez.



3. Neuronal: O gene GNPTSB pode alterar o funcionamento normal de células cerebrais localizadas no centro de controlo da fala.


  • Fatores precipitantes - surgem durante as experiências de vida do indivíduo.
  •  
1. Socio-ambiental: Segundo Mónica Gaiolas, os fatores socio-ambientais não são, de todo, considerados uma das causas da gaguez mas um fator externo que influencia a instalação e o agravamento da mesma. Por exemplo o facto de criticar ou gozar de uma pessoa com gaguez pode agravar esta patologia nessa pessoa.


Nota: Apesar de se concluir que não existem fatores concretos que descrevam as causas da gaguez, podemos afirmar que os fatores precipitantes, isoladamente, não originam a gaguez e, por isso, interrelacionam-se com os predisponentes despoletando esta patologia.

Sem comentários:

Enviar um comentário